Ahu Tongariki, a plataforma dos 15 moai

Viagem realizada em abril/2017

ahu tongariki 15 moai ilha de pascoa roteiro pontos turisticos atracoes.JPG

Saímos do impressionante Rano Raraku e em pouquíssimos minutos estávamos em outro lugar de tirar o fôlego. Da estrada já temos uma bela visão de um dos famosos cartões postais da Ilha de Páscoa, o Ahu Tongariki:

ahu tongariki 15 moai ilha de pascoa roteiro pontos turisticos atracoes o que fazer rapa nui

Eu já tinha visto imagens desses 15 moai inúmeras vezes ao longo dos anos e fiquei imaginando como seria estar ali frente a frente com aqueles gigantes de pedra. O que eu posso dizer? É simplesmente de arrepiar, muito emocionante mesmo.

Com quase 100 metros de comprimento, o Ahu Tongariki é a maior plataforma construída em Rapa Nui e o monumento megalítico mais importante de toda a Polinésia. Acredita-se que o local foi o centro sociopolítico e religioso de Hotu Iti, um dos grandes clãs que vivia nesta região da ilha.

Em frente à colossal estrutura observa-se uma extensa área onde foram encontrados indícios de uma antiga aldeia, como fragmentos de “casas bote” (antigas moradias) e fornos típicos, além de numerosos petroglifos gravados nas rochas vulcânicas. 

ahu tongariki 15 moai ilha de pascoa roteiro pontos turisticos atracoes o que fazer rapa nui 2.JPG
O Ahu Tongariki era a plataforma com maior número de moai de toda a ilha.

Infelizmente, assim como as outras estátuas da ilha, os 15 moai também foram derrubados durante as guerras internas entre os clãs, na época do declínio da cultura Rapa Nui.

Embora tenham sido tombadas, as estátuas apresentavam um razoável estado de conservação. Porém, em 1960, os moai acabaram sofrendo grandes danos. O maior terremoto já registrado na história atingiu o Chile com 9,5 graus de magnitude, provocando um enorme tsunami que chegou à Ilha de Páscoa devastando sua porção leste, impactando diretamente em Tongariki.

Estima-se que a gigantesca onda tenha superado 10 metros de altura! Destruiu completamente a plataforma e empurrou os moai mais de 100 metros terreno adentro. Algumas estátuas foram fraturadas e outras rolaram se posicionando de barriga para cima, mostrando seu rosto pela primeira vez após vários séculos. Além de toda a destruição causada, o tsunami levou para sempre inestimáveis vestígios arqueológicos ali presentes.

Alguns anos mais tarde, em 1992, foi iniciado um projeto de recuperação do Ahu Tongariki com fundos doados pelo Japão, o qual soube do interesse da Ilha de Páscoa em restaurar o local através de um programa de TV veiculado no país. A empresa japonesa Tadano forneceu um enorme guindaste capaz de levantar as pesadíssimas estátuas.

O projeto envolveu profissionais de diferentes áreas e países e também contou com a colaboração da população local, levando cerca de 4 anos para ser finalizado. Estudos detalhados de documentos e imagens históricas de Tongariki, além de intensos trabalhos de escavações arqueológicas, foram realizados para que a reconstrução fosse o mais realista possível.

E graças à restauração, hoje os visitantes podem contemplar esse extraordinário monumento, muito semelhante ao que era em seu máximo esplendor.

ahu tongariki 15 moai ilha de pascoa roteiro pontos turisticos atracoes o que fazer rapa nui 6.jpg
Não é difícil ver pessoas sentadas em frente aos imponentes moai, admirando-os. Eles são hipnotizantes mesmo.
ahu tongariki 15 moai ilha de pascoa roteiro pontos turisticos atracoes o que fazer rapa nui 7
Os moai deste ahu têm entre 5,6 a 8,7 metros de altura, sendo que o maior pesa 86 toneladas.
ahu tongariki restauracao moai Japao guindaste grua ilha de pascoa.jpg
Placa com informações sobre a restauração feita com fundos doados pelo Japão. Infelizmente, a grande maioria das placas presentes nos sítios de visitação se encontra em péssimo estado.

Um fato que chama a atenção é que as estátuas são bem diferentes entre si, tanto na altura quanto porte físico e até mesmo as feições são distintas. Estas características não são vistas no Ahu Nau Nau e Ahu Akivi (falarei sobre estes mais adiante), somente em Tongariki.

Muitos acreditam que esses detalhes foram realmente feitos de acordo com as particularidades de cada ancestral ali representado, trazendo maior veracidade às esculturas.

ahu tongariki 15 moai ilha de pascoa roteiro pontos turisticos atracoes o que fazer rapa nui 4.JPG

ahu tongariki 15 moai ilha de pascoa roteiro pontos turisticos atracoes o que fazer rapa nui 5.JPG

Somente um dos moai do Ahu Tongariki possui o pukao sobre a cabeça. Teorias apontam que esta estrutura feita de rocha avermelhada representa o penteado utilizado pelos antigos habitantes, um tipo de coque no alto da cabeça.

Antigamente, todos os moai desta plataforma tinham seu pukao, mas somente um pôde ser colocado durante a restauração, pois os restantes estavam muito deteriorados devido às intempéries e ao tsunami.

ahu tongariki plataforma 15 moai ilha de pascoa roteiro pontos turisticos atracoes o que fazer rapa nui .JPG
Somente um moai tem o pukao sobre a cabeça, mas originalmente, a peça era vista em todas as estátuas.
ahu tongariki 15 moai parte traseira ilha de pascoa roteiro pontos turisticos atracoes o que fazer rapa nui
Parte de trás do ahu. Os restos mortais dos antepassados eram enterrados abaixo da plataforma.

Na extensa área em frente à plataforma, um pouco mais afastado, é possível ver um outro moai caído sobre a grama, partido em dois na região do pescoço. Observa-se que ele não possui as órbitas oculares esculpidas. Sim, os moai tinham olhos feitos de coral branco e escória (rocha vulcânica) para representar a pupila, mas todos caíram e se perderam ao longo do tempo.

Acredita-se que esta estátua no chão nunca foi colocada sobre o ahu, pois as órbitas eram esculpidas somente depois que o moai era posicionado na plataforma, com posterior instalação dos olhos.

ahu tongariki moai caido ilha de pascoa roteiro pontos turisticos atracoes o que fazer rapa nui
Moai caído em Tongariki.
ahu tongariki moai chao ilha de pascoa roteiro pontos turisticos atracoes o que fazer rapa nui
Ao fundo vê-se o vulcão Rano Raraku, local onde os moai eram esculpidos.

Logo na entrada do Ahu Tongariki uma outra estátua, em pé, nos dá as boas vindas. Este solitário moai, embora não pertença à plataforma, é tão famoso quanto seus 15 vizinhos. Ficou conhecido por ter embarcado rumo ao Japão, anos atrás, para participar de uma exposição na cidade de Osaka, graças à relação de amizade surgida entre a Terra do Sol Nascente e Rapa Nui. O moai retornou após sua jornada no exterior, sendo nomeado pelos ilhéus como “o Moai Viajante” :).

moai viajante ahu tongariki ilha de pascoa roteiro informacoes
O Moai Viajante dá as boas vindas aos que chegam ao Ahu Tongariki.
ahu tongariki vista rano raraku ilha de pascoa relatos viagem
Ahu Tongariki visto de Rano Raraku.

O Ahu Tongariki pode ser visitado quantas vezes você desejar, sendo apenas necessário apresentar o ingresso na entrada, como em muitos outros lugares da ilha.

E que tal iniciar o dia ali mesmo, em frente aos moai? Acompanhar o nascer do sol no Ahu Tongariki já virou costume entre os visitantes. Por volta do dia 21 de dezembro, no solstício de verão, e 21 de março, equinócio de outono, o sol sai exatamente atrás dos moai, proporcionando um cenário deslumbrante.

Em outras datas, o sol nasce à esquerda da plataforma, atrás do vulcão Poike, mas também vale muito a pena conferir! Nós curtimos esse momento duas vezes durante nossa estadia, captamos imagens lindas e inesquecíveis. Mas conto mais sobre isso em outro post!

… E o passeio continua.

 

Anúncios

2 comentários

  1. Olá amiga.
    Nossa, que lugar lindooo
    Imagino a emoção de ver ali na sua frente!!
    Eu fico, só em ver as fotos, demais!!
    Que viagem hein amiga, parabéns, vocês arrasam nas escolhas.
    Viajo junto, lendo seu relato, muito bom.
    Bjo
    renovandoacasasempre.blogspot.com.br

    Curtir

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s