Santiago do Chile – 3º dia (Parte 2)

Viagem realizada em abril/2017


Para ver os lugares que conhecemos na primeira parte do tour pelo centro de Santiago, clique aqui!


Continuando…

Após a visita ao lindo Museo Nacional de Bellas Artes, caminhamos em direção ao Parque Florestal.

Parque Florestal

O extenso e arborizado parque tem mais de 110 anos de existência e é um ótimo local para descanso, lazer e exercícios. É um dos mais visitados e reconhecidos da capital chilena e funciona como um importante pulmão verde para a cidade.

Nós fomos no outono e as árvores estavam com uma coloração lindíssima. Há muitos bancos espalhados, além de fontes, monumentos e charmosos postes de iluminação.

parque florestal centro santiago  chile pontos turisticos o que visitar relatos viagem.JPG
Diversas espécies de árvores embelezam o parque urbano.

parque florestal centro santiago  chile pontos turisticos o que visitar relatos viagem 2.JPG

O parque estava bem tranquilo, era próximo a hora do almoço. Aos fins de semana, geralmente, encontra-se artistas de rua, malabaristas, feiras de pulgas…

parque florestal centro santiago  chile pontos turisticos o que visitar relatos viagem 3.JPG

parque florestal centro santiago  chile pontos turisticos o que visitar relatos viagem 4.JPG
Cores do outono…

Mercado Central

Depois de tanta andança pelo centro da cidade, a barriga já estava roncando. Próximo ao Parque Florestal e Museo Nacional de Bellas Artes há um outro ponto turístico muito visitado, principalmente na hora do almoço: o Mercado Central. Nos restaurantes ali localizados pode-se provar a famosa centolla, uma espécie de caranguejo gigante encontrado nas águas geladas do sul do Chile. Caríssima, mas dizem ser bem saborosa.

O Mercado Central ganhou ainda mais notoriedade, quando foi eleito pelo National Geographic, em 2012, como o quinto melhor mercado alimentício do mundo!

Eu adoro visitar mercados, mas como meu marido detesta cheiro de peixe e li comentários de que o odor é forte e se alastra por todo o local, não o visitamos.

mercado central santiago chile 2.jpg
Mercado Central de Santiago (Foto de Leandro Neumann CiuffoCC BY 2.0)
centolla mercado central santiago chile
A famosa e gigante Centolla (Foto de Andre OliveiraCC BY 2.0)
mercado central santiago chile.jpg
Alguns dos restaurantes presentes no mercado  (Foto de Leandro Neumann Ciuffo | CC BY 2.0)
mercado central santiago chile 5.jpg
Foto de Mitch Altman | CC BY-SA 2.0
mercado central santiago chile 6.jpg
Foto de Mitch Altman | CC BY-SA 2.0
mercado central santiago chile 7
Molhos e conservas (Foto de Jesús DehesaCC BY-ND 2.0)
mercado central santiago chile 3.jpg
Grande variedade de mariscos. (Foto de Erik Anestad |CC BY 2.0)
mercado central santiago chile 4.jpg
Ostiones in natura (Foto de Erik Anestad | CC BY 2.0)

Endereço: San Pablo, 967
Metrô: Estação Cal y Canto –  Linha 2 amarela, saída pela calle Puente.
Horários: Domingo à quinta das 07h30 às 17h; sexta das 7h30 às 20h e sábado das 7h30 às 19h (dados provenientes deste site).

Para mais informações, acesse o site do Mercado Central.

Como não fomos ao Mercado Central, decidimos almoçar em outro local também bem conhecido, o Patio Bellavista. Do Parque Florestal foram cerca de 10 minutos de caminhada.

No caminho passamos pelo rio Mapocho, um canal que nasce nos Andes e cruza a região metropolitana de Santiago.

rio mapocho santiago chile relatos viagem.jpg
Rio Mapocho

Patio Bellavista

É um espaço aberto bem bacana que concentra bons restaurantes de culinária variada, bares e lojas. Nós fomos durante o dia e estava tranquilo, mas à noite costuma ficar bem movimentado, especialmente aos finais de semana. É um dos points para quem gosta de curtir a vida noturna com boa gastronomia e música ao vivo.

patio bellavista santiago chile restaurantes bares vida noturna pontos turisticos o que visitar onde comer relatos viagem

patio bellavista santiago chile restaurantes bares vida noturna pontos turisticos o que visitar onde comer relatos viagem 2

patio bellavista santiago chile restaurantes bares lojas vida noturna pontos turisticos o que visitar onde comer relatos viagem

Havia várias lojinhas de souvenirs, compramos algumas coisas e depois fomos comer. Queríamos algo rápido, então optamos por crepes, da Cool Crêpes. Estavam deliciosos, adoramos! Eles também preparam sucos naturais muito bons!

patio bellavista santiago chile cool crepes restaurantes bares vida noturna pontos turisticos o que visitar onde comer relatos viagem

patio bellavista crepe santiago chile restaurantes bares vida noturna pontos turisticos o que visitar onde comer relatos viagem
Hummm…

O Patio Bellavista está localizado no boêmio bairro Bellavista, em Providência.

Metrô: A estação mais próxima é a Baquedano (linhas 5 verde ou 1 vermelha).

Horários:

  • Domingo a terça das 10h às 02h
  • Quarta das 10h às 03h.
  • Quinta, sexta, sábado e vésperas de feriados das 10h às 04h

Clique aqui para ver a relação de lojas e restaurantes presentes no local e outras informações.

A menos de 10 minutos de caminhada do Patio Bellavista se encontra um outro ponto turístico muito visitado, o Casa Museo La Chascona. Nós não a visitamos, mas numa próxima oportunidade certamente iremos.

Casa Museo La Chascona

O local possui uma construção em forma de navio e é uma das três casas pertencente a Pablo Neruda, escritor chileno ganhador do Nobel de Literatura de 1971.

A casa foi batizada de La Chascona (a descabelada, em português) em referência ao cabelão ruivo de Matilde Urrutia, amante de Pablo Neruda.

Foi construída em 1953 para Matilde, que lá vivia só até que Neruda deixa sua segunda esposa e passa a morar na La Chascona.

O local é atualmente sede da Fundação Pablo Neruda, cuja missão é preservar e promover o legado do poeta. A casa abriga um museu com salas que recriam os antigos ambientes da casa.

Além da peculiar arquitetura e excêntrica decoração, podem ser observados móveis da época, bem como a coleção de objetos curiosos adquiridos pelo poeta. Acontecimentos importantes da vida de Neruda são contados durante o tour.

Suas três casas foram transformadas em museus. Além de La Chascona em Santiago, Pablo Neruda mantinha La Sebastiana em Valparaíso e Isla Negra, no povoado de mesmo nome.

casa museo la chascona pablo neruda santiago chile 3
La Chascona era o apelido da amante de Neruda, Matilde Urrutia (Foto de Jesús DehesaCC BY-ND 2.0)
P1040021
Fachada da cada de Neruda (Foto de RaulCC BY 2.0)
casa museo la chascona pablo neruda santiago chile
Foto de David Berkowitz | CC BY 2.0
casa museo la chascona pablo neruda santiago chile 4
A peculiar decoração e os diferentes objetos garimpados pelo poeta são um dos atrativos do museu. Neruda guardava o sal e a pimenta em frascos identificados como “Marihuana” e “Morfina”, uma brincadeirinha para as visitas… rs. (Foto de Güldem Üstün | CC BY 2.0)

Clique aqui para fazer um tour virtual pelo Museo Casa La Chascona.

Endereço: Fernando Márquez de la Plata 0192, Barrio Bellavista, Providencia, Santiago.

Metrô: a estação mais próxima é a Baquedano (linhas 5 verde ou 1 vermelha). O museu fica a seis quadras, aproximadamente.

Horários de funcionamento:

• Março à dezembro: terça a domingo das 10h às 18h
• Janeiro e fevereiro: terça a domingo das 10h às 19h
Fechado às segundas.

Preço do ingresso: consulte valores atualizados no site oficial.

A visita pode ser acompanhada de áudioguia em português (incluso no ingresso) e não requer agendamento prévio.

Outro ponto turístico próximo ao Patio Bellavista e Casa Museo La Chascona é o Cerro San Cristóbal, o maior parque urbano do Chile e o quarto maior do mundo, com cerca de 722 hectares.

Cerro San Cristóbal

Esta montanha de 880 metros é resquício da Cordilheira dos Andes e, por ser o segundo ponto mais alto da cidade, nos presenteia com lindas vistas.

Em sua enorme extensão encontram-se muitas atrações, sendo que as mais visitadas são o mirante, o Santuário da Virgen de la Inmaculada Concepción e o Zoologico Nacional de Chile. Estes três locais estão no topo do cerro, de forma que é possível alcançá-los à pé pelas trilhas arborizadas lá existentes (a subida leva em torno de uma hora), de bike, carro, pelos tradicionais funiculares ou pelo reinaugurado teleférico.

Nós já tínhamos decidido subir com o funicular, então do Patio Bellavista seguimos caminhando em direção à rua Pio Nono, onde está localizada a Estación Funicular Pio Nono.

Estación Funicular Pio Nono cerro san cristobal santiago chile pontos turisticos o que visitar relatos viagem.jpg
Estación Funicular Pio Nono (Foto de Dan Lundberg | CC BY-SA 2.0)

Durante a subida até o topo (cerca de 10 minutos), o funicular faz uma parada para quem deseja ir ao zoológico e depois continua o trajeto até a Estação Cumbre, onde estão localizados o mirante e a Virgen de la Inmaculada Concepción. Na descida não faz paradas.

É possível comprar bilhetes só de ida (para descer à pé) ou ida e volta. Nós fomos em abril/2017 e os preços eram estes:

preço funicular cerro san cristobal santiago relatos viagem
O funicular não funciona às segundas-feiras.

Os vagões são abertos, então já na subida podemos ir curtindo a vista. Um passeio gostoso e tranquilo.

funicular cerro san cristobal santiago chile pontos turisticos o que fazer relatos viagem.JPG
Subindo até a Estação Cumbre.

Desembarcamos e fomos em direção ao mirante para ver a cidade do alto. Que visão maravilhosa! Muitos santiaguinos costumam subir até lá de bike e para renovar as energias tomam o mote con huesillos, uma tradicional bebida chilena encontrada praticamente em cada esquina, não alcoólica, composta de suco de pêssego (pêssegos secos cozidos em açúcar) e grãos de trigo descascados e cozidos. Nós não provamos, mas dizem ser bem doce.

mirante cerro san cristobal santiago pontos turisticos o que vistar relatos de viagem
Mirante no alto do Cerro San Cristóbal.
mote con huesillos chile santiago.jpg
Mote con huesillos, tradicional bebida chilena (Foto de Tomás J. Sepúlveda| CC BY 2.0)

vista cidade santiago cerro san cristobal relatos viagemmirante vista cerro san cristobal santiago chile relatos viagem

Ali também há lanchonetes e lojinhas de artesanatos e lembrancinhas, inclusive acessórios femininos feitos com lápis lázuli, rocha encontrada no Chile e Afeganistão. Alguns ímãs que vimos no Patio Bellavista estavam mais baratos no Cerro San Cristóbal.

souvenir lembrancinhas topo cumbre cerro san cristobal santiago chile

Do mirante partem escadarias que levam até a estátua da Virgen de la Inmaculada Concepción, com 14 metros de altura. Foi ali que, em 1987, o papa João Paulo II celebrou uma missa quando visitou o país.

Virgen de la Inmaculada Concepción cerro san cristobal santiago chile pontos turisticos o que fazer relatos viagem
Virgen de la Inmaculada Concepción
capilla la maternidad de maria Virgen de la Inmaculada Concepción cerro san cristobal santiago chile pontos turisticos o que fazer relatos viagem
Durante a subida encontra-se a capela do Santuário, dedicado a La Maternidad de Maria.
Virgen de la Inmaculada Concepción cerro san cristobal santiago chile pontos turisticos o que fazer relatos viagem 2
Virgen de la Inmaculada Concepción
Virgen de la Inmaculada Concepción vista cerro san cristobal santiago chile pontos turisticos o que fazer relatos viagem
Vista para o Campus Eucarístico do Santuário e ao fundo, Santiago ainda mais do alto. O local transmite muita paz!

Depois de descansar um pouquinho, voltamos de funicular. Acho que se tivéssemos tempo, teríamos descido pelas trilhas do parque.

funicular cerro san cristobal santiago chile

funicular cerro san cristobal santiago chile 2

vista cidade santiago cerro san cristobal funicular .jpg

funicular cerro san cristobal santiago chile 3

Teleférico del Cerro San Cristóbal

Como comentei anteriormente, também é possível subir até o mirante por meio do renovado teleférico, que voltou a funcionar em novembro de 2016 após 7 anos fechado.

O teleférico possui 46 cabines, além de 8 cabines exclusivas para o de transporte de bicicletas. A capacidade de cada uma é de 6 pessoas e têm acesso à carrinhos de bebê e cadeiras de roda.

O passeio começa na Estación Oasis e leva em torno de 15 minutos. Durante o trajeto há uma parada na Estación Tupahue, que dá acesso às piscinas (sim, no Cerro San Cristóbal também há piscinas que podem ser aproveitadas no verão) e sua parada final é a Estación Cumbre, onde estão localizados o mirante e a Virgem.

Como acessar o teleférico

A entrada do teleférico (Estación Oasis) fica na rua Pedro de Valdivia.

teleferico cerro san cristobal santiago chile
Teleférico do Cerro San Cristóbal (Foto de Marcelo Gonzalez | CC BY-SA 2.0)

Horários de funcionamento e tarifas

Veja aqui os horários e tarifas do funicular, teleférico, zoológico e piscinas.

Saindo do Cerro San Cristóbal fomos caminhando em direção à estação Baquedano para pegar o metrô até nosso próximo destino, o Pueblito Los Dominicos.

O metrô de Santiago é um dos mais modernos da América Latina, podendo-se acessar grande parte dos pontos turísticos, sendo a linha 1 vermelha a mais utilizada pelos visitantes.

O preço dos bilhetes varia de acordo com o horário, sendo mais caro no período mais movimentado do dia:

tarifa bilhete metro santiago chile informacoes

20110201-plano-de-red
Mapa do metrô de Santiago

No site oficial do metrô, além dos preços atualizados, você pode traçar a rota que deseja fazer de um ponto a outro, recebendo informações sobre qual estação descer para fazer baldeações e o tempo estimado de viagem.

metro santiago chile

metro santiago chile rodas borracha
Alguns metrôs de Santiago têm rodas de borracha.

Para ir ao Pueblito Los Dominicos, pegamos o metrô na estação Baquedano (linha vermelha 1) sentido Los Dominicos (cerca de 25 minutos de viagem) e descemos nessa última estação.

Pueblito Los Dominicos

Uma boa opção de passeio para quem curte artesanato e produtos locais. Eu adoro, então tive que incluir essa visita em nosso roteiro.

O Pueblito Los Dominicos é um charmoso centro artesanal que abriga muitas lojinhas repletas de artigos de decoração, souvenirs, vestuário e acessórios, entre outros. Os corredores do local são em terra batida e as lojas funcionam em antigas construções feitas de adobe que eram utilizadas tempos atrás como armazéns e estábulos.

Os preços são mais altos, mas lá se encontram artigos diferenciados.

Iglesia_de_San_Vicente_Ferrer_de_Los_Dominicos santiago chile
Iglesia de San Vicente de Ferrer, localizada ao lado do Pueblito los Dominicos (Foto de Arturo Rinaldi Villegas | CC BY-SA 3.0)
pueblito los dominicos artesanato souvenir lembrancinhas santiago chile pontos turisticos o que fazer
Entrada do centro artesanal Pueblito los Dominicos.
pueblito los dominicos artesanato souvenir lembrancinhas santiago chile pontos turisticos o que fazer 2
As lojas funcionam em antigas construções feitas de adobe.

pueblito los dominicos artesanato souvenir lembrancinhas santiago chile pontos turisticos o que fazer 3

pueblito los dominicos artesanato souvenir lembrancinhas santiago chile pontos turisticos o que fazer 4
São muitas e muitas lojas.

pueblito los dominicos artesanato souvenir lembrancinhas santiago chile pontos turisticos o que fazer 8pueblito los dominicos artesanato souvenir lembrancinhas santiago chile pontos turisticos o que fazer 5pueblito los dominicos artesanato souvenir lembrancinhas santiago chile pontos turisticos o que fazer 7pueblito los dominicos artesanato souvenir lembrancinhas santiago chile pontos turisticos o que fazer 9pueblito los dominicos artesanato souvenir lembrancinhas santiago chile pontos turisticos o que fazer 10

Vi uma lojinha vendendo condimentos, dentre eles o merkén, inventado a séculos atrás pelos índios mapuches. O merkén tradicional leva ají cacho de cabra, uma variedade de pimenta, a qual é desidratada, defumada e moída. À pimenta acrescenta-se sal e sementes de coentro. Além do tradicional, há versões com alho, orégano, anis etc.

Deixei para comprar outro dia e não encontrei, acabei levando de uma loja do aeroporto. Já o utilizei e adoramos!

pueblito los dominicos artesanato souvenir lembrancinhas santiago chile pontos turisticos o que fazer 11
Condimentos variados, dentre eles o delicioso merkén.

pueblito los dominicos artesanato souvenir lembrancinhas santiago chile pontos turisticos o que fazer 12pueblito los dominicos artesanato souvenir lembrancinhas santiago chile pontos turisticos o que fazer 13

Vimos também algumas lojas vendendo produtos feitos de cobre. O Chile é o maior produtor e exportador mundial do metal.

Para quem deseja almoçar ou tomar um lanche, há no local um restaurante de comida típica, com mesas ao ar livre.

pueblito los dominicos artesanato souvenir lembrancinhas santiago chile pontos turisticos o que fazer 14pueblito los dominicos artesanato souvenir lembrancinhas santiago chile pontos turisticos o que fazer 15

Metrô: a estação mais próxima é a Los Dominicos (linha 1 vermelha). Saindo da estação, atravesse a praça e caminhe até o final da Avenida Apoquindo. Você verá uma igreja, o centro artesanal está localizado do lado direito.

Horários: de terça a domingo, das 10h às 20h.

Entrada gratuita.

Saímos do Pueblito Los Dominicos e resolvemos voltar para o apê, depois de andar o dia inteiro as pernas já estavam doloridas… rs.

Emporio La Rosa

Chegamos na estação Bellas Artes e lembramos de uma sorveteria que ficava ali perto, o Emporio La Rosa, considerada uma das 25 melhores do mundo. E realmente, os sorvetes são deliciosos! São produzidos sem aditivos/corantes.

Clique aqui para ver os sabores e preços.

No local também há opções para café da manhã, sanduíches, saladas e pratos quentes.

emporio la rosa sorveteria santiago relatos viagem
Sorvetes do Emporio La Rosa. A casquinha é opcional/gratuita e colocada por cima do sorvete. 
emporio la rosa sorveteria santiago relatos viagem 2
Quem compra somente sorvete não pode utilizar as mesinhas…

O Emporio La Rosa fica próximo ao Cerro Santa Lucía e Parque Florestal.

Endereço: rua Merced, 291

Horários: das 10h às 21h de segunda à quinta e aos domingos e das 10h às 22h às sextas e sábados.

Confira aqui as outras unidades do Emporio La Rosa.

Depois do sorvete voltamos para o apê para jantar e arrumar as malas, já que sairíamos de madrugada para a segunda parte da viagem: Ilha de Páscoa! Mas este é um assunto para oooutros posts. 🙂


Não deixe de conferir o próximo post, nosso 4º e último dia em Santiago!

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s