Nossos equipamentos de camping e algumas dicas

Como comentei em um post anterior, nossa primeira acampada foi em 2007. Nos apaixonamos de cara pelo mundo campista e, sempre que possível, saímos com nossa casa ambulante por aí.

De lá para cá, muita coisa mudou. Começamos com os itens principais: uma barraca, um colchão e um fogareiro. Aos poucos, bem aos poucos, fomos comprando mais equipamentos, de acordo com a necessidade.

Nosso primeiro upgrade foi na barraca. Nós gostávamos muito da antiga (Super Esquilo 4, da Trilhas e Rumos), nos atendia bem, era leve, fácil e rápida de montar, mas após uma acampada em Ubatumirim (Ubatuba-SP) em que pegamos dois dias inteiros de chuva e tivemos que ficar literalmente deitados na barraca, resolvemos comprar uma maior.

– Nossa barraca atual –

Optamos pela Quechua T6.2! Chutamos logo o pau da barraca (não resisti ao trocadilho, sorry! rs) e pegamos uma gigante. Agora marido, que é alto, consegue ficar em pé dentro da casa ambulante e nossas acampadas ficaram mais confortáveis. Quando chove podemos jogar cartas, ficar sentados lendo…

barraca-quechua-t6-2-itens-camping-equipamentos
Barraca Quechua T 6.2. Foto: Camping Mirante das Águas (Itirapina)

Na verdade, essa é nossa segunda barraca de mesma marca e modelo. A primeira veio com um furo no teto que vimos logo no dia que a estreamos. Por sorte não choveu durante a acampada e assim que voltamos, já passamos na loja que compramos, a Decathlon. Ela ainda estava na garantia e fizeram a troca numa boa.

Nós gostamos muito dessa barraca, já pegamos chuvarada com ventanias fortes e ela aguentou muito bem. Só tem uma coisinha que gostaríamos que fosse diferente: ela é aberta na parte inferior, de forma que quando chove forte, às vezes ocorrem respingos para dentro da barraca. Fora que certa vez uma galinha conseguiu entrar por baixo, tomei o maior susto… rs. A Quechua T 6.2 XL Air, ainda maior que a nossa, já vem com uma lona (é removível) que sobe até a parede (rodapé), evitando assim os respingos.

O nosso modelo não vem com o “chão”, nós utilizamos uma lona da Nautika 5×4 (por toda a extensão da barraca, inclusive nos quartos para proteger de pedras e galhos) e dobramos um pouquinho na lateral para que ela não fique para fora.

– Colchão inflável –

Nosso antigo colchão de ar era o Zenit (king size), da Nautika, com inflador embutido. Ele durou por muitos anos. Conforme foi ficando mais velho, furinhos foram aparecendo e nós fomos reparando, até que isso começou a ficar frequente e decidimos então trocá-lo.

Escolhemos o colchão inflável Brunei, novamente da Nautika. Este não tem aqueles “gomos” tradicionais, mas sim horizontais, achamos muito mais confortável que o antigo. Suporta 250kg e não vem com inflador embutido. Quando vamos em camping sem energia elétrica utilizamos um inflador à bateria, além do fole que usamos para dar pressão.

Encontramos este colchão à venda em algumas lojas online, mas como tínhamos uma viagem próxima, preferimos comprar numa loja física. Na época, o preço na Mundo Terra estava bom.

colchao-inflavel-brunei-nautika-itens-camping-equipamentos
Colchão inflável modelo Brunei, da Nautika.

– Fogareiros, panelas e corta vento –

O primeiro fogareiro que compramos foi o Frontier da Nautika. Após alguns anos, sentimos necessidade de mais um para agilizar o preparo das refeições, então adquirimos o modelo Cheff, da mesma marca. São ótimos, nunca deram problema.

fogareiro-frontier-nautika-cheff-itens-camping-equipamentos-cozinha
Fogareiros modelos Cheff e Frontier, da Nautika.

No início do ano passado compramos um conjunto de panelas para camping pelo Ebay, daquelas que encaixam uma na outra:

panelas-camping-itens-cozinha
Nem parece que cabe tudo isso dentro daquela sacolinha, né?!

As panelas agora ocupam pouco espaço no carro. Apesar de serem revestidas por um antiaderente, dependendo do que for cozinhar, a comida gruda um pouco, mas dá para usar. Ah, e temos que ter cuidado com as tampas, pois o puxador fica super quente.

O corta vento foi meu marido quem fez com chapas de madeira (compensado). Compramos a chapa na Leroy Merlin e pedimos para cortar lá mesmo.

corta vento fogareiro faca voce mesmo diy.jpg
Foi super simples. Na foto da direita ele está fazendo um furo guia com a Dremel para poder parafusar as dobradiças sem rachar a madeira.
corta-vento-fogareiro-faca-voce-mesmo-diy-2
As dobradiças eram mais largas que a espessura da madeira, então ele as cortou com uma serrinha.
corta-vento-fogareiro-faca-voce-mesmo-diy-3
Corta vento pronto!

 – Mesas, cadeiras e armário –

Nós temos duas mesas dobráveis. Se a viagem for longa, gostamos de levar as duas, a maior para deixar dentro da barraca e ajudar na organização e a menor para cozinhar.

mesa-camping-dobravel

Quando fechadas, transformam-se numa maleta. Também existe um conjunto de mesa com quatro banquinhos, os quais são guardados dentro da maleta.

Temos duas cadeiras com porta-copos e um banquinho que compramos há muitos anos. Assim como as mesas, elas também são dobráveis, poupando um grande espaço no porta-malas do carro.

cadeira-camping-dobravel

banquinho-banqueta-camping

O armário para camping é ótimo, cabe bastante coisa, deixa tudo organizado e serve como mesinha de apoio. Ficamos muito em dúvida sobre esta compra, afinal, os itens de camping não são nada baratos, mas estamos satisfeitos. E o melhor, ele é desmontável e vira uma maleta!

Existe ainda um armário maior, mas para nossas necessidades este está de bom tamanho. Às vezes, em acampadas longas, também levamos um gaveteiro de plástico.

armario-cozinha-camping

Todos os equipamentos mostrados acima são da marca Quechua e foram comprados na Decathlon.

Para quem curte um Faça você Mesmo, é possível fazer um armário desmontável como esse com canos de PVC, aqui tem um passo a passo do armário aberto e aqui um projeto com as laterais de tecido para poder fechá-lo.

– Cooler/Caixa térmica –

Outra coisa que teve um upgrade. Antigamente utilizávamos bolsas térmicas emprestadas dos meus pais. Nos serviu por bons tempos!

Agora usamos um cooler da Coleman de 48L e um menor da Rubbermaid de 22L. Este último compramos mais para levar bebidas à praia, mas tem quebrado o galho para guardar alimentos também.

Uma dica que fazemos e achamos interessante para poupar espaço no cooler é congelar as garrafas de água mineral, assim não precisamos colocar gelo. Assim que chegamos no camping, tiramos uma garrafa para descongelar e poder beber a água e colocamos outra à temperatura ambiente para gelar e assim vai. Para cozinhar levamos água mineral de galão.

cooler-caixa-termica-48l-coleman-camping
Cooler Coleman 5248
cooler-caixa-termica-camping
Garrafas de água mineral congeladas: matam a sede e mantêm os alimentos refrigerados. 🙂

– Ventilador de barraca –

Sim, nós temos e usamos em todas as acampadas, menos nas de outono/inverno… rs. Sinceramente, quando meu marido disse que queria um, achei besteira. Vi a foto e duvidei que aliviaria o calor nas noites de verão. Olhem para ele, parece que ventila alguma coisa?

ventilador-de-barraca-coleman-2
Ventilador para barraca da Coleman

Mas quando meu marido encasqueta com alguma coisa, não tem jeito. Então ele foi e comprou logo dois. E não é que o trem funciona mesmo?

É claro que não é igual a um ventilador de chão, mas ajuda muito. A fixação é através de um ímã potente e funciona por 16h seguidas com pilha tipo D.

Nós deixamos os dois na parede de nosso quarto. Ele circula o ar dentro da barraca e seu motor é silencioso, não atrapalha para dormir. Na verdade nem precisamos deixá-los funcionando a noite toda, desligamos assim que o quarto fica mais fresco.

ventilador-de-barraca-coleman 3.jpg

– Iluminação –

Sempre levamos dois lampiões de LED, um à pilha da Nautika (Ledlamp) e um dínamo da Quechua (Geonaute) que tem manivela para recarregar e cabo para carregar no carro também (12v).

lampiao-led-barraca-camping
Ledlamp da Nautika e Geonaute da Quechua

Nós temos o lampião da Nautika há uns 8 anos, gostamos muito, pois ilumina bem e a pilha dura horrores. A gente sempre se pergunta se já trocamos as pilhas alguma vez. A luz da Geonaute é mais fraquinha, porém ela é bem mais leve e possui uma alça com ganchinho, que possibilita pendurarmos no teto da barraca.

lampiao-led-nautika-camping
Ledlamp da Nautika iluminando uma noite de inverno, regada à vinho e queijo no Camping Mirante das Águas (Itirapina) e uma noite de churrasco no Camping Caracol (Ubatuba), que não tem energia elétrica.

Também levamos um pendente de luz com gaiola (de tomada) e utilizamos lâmpada amarela para atrair menos insetos.

gaiola lampada tomada camping lampada amarela.jpg
A barraca da luz amarela… rs. Foto: Acampando na beira do rio no Camping do Zé Roque (Joanópolis).

– Sombrite –

Uma dica boa para acampadas na praia é utilizar um pedaço de sombrite dobrado como tapete para evitar levar areia para dentro da barraca. À propósito, usamos uma vassourinha, daquelas para crianças, quando temos que dar um tapa na casa ambulante. E além do tapete de sombrite, também deixamos um de pano na porta da barraca para limpar os pés antes de entrar.

tapete-sombrite-areia-praia-camping-dicas
O sombrite não acumula areia e a barraca fica limpa por mais tempo. Só não coloque sobre a grama, pois o risco de escorregão é grande! rs Foto: Camping Caracol (Ubatuba)

Para reduzir o calor nos quartos da barraca estendemos um pedaço de sombrite no teto, do lado externo. Tivemos essa ideia em uma acampada no verão e notamos uma boa diferença na temperatura.

sombrite barraca diminuir calor.jpg
Essas garrafas vazias ali embaixo eram para barrar os respingos da chuva e também para as galinhas não entrarem… rs. Foto: Camping Caracol (Ubatuba)

– Mini churrasqueira de chão –

Nós não somos grandes churrasqueiros. Não costumamos levar carne de vaca, pois meu marido não curte, então assamos uma linguicinha e legumes. Ficamos um tempo “caçando” uma churrasqueira que fosse compacta, resistente e firme e acabamos encontrando uma de tamanho ótimo para nós.

churrasqueira-camping-dicas-ideias
Nossa churrasqueirinha de camping. Coloquei essa foto para terem uma ideia do tamanho, é pequenina mesmo.

Ah, na foto acima vocês podem ver até um varal de chão… rs. Chegamos a usar em algumas acampadas, mas não temos mais levado, pois sempre há um lugarzinho para fazer um varal com corda ou utilizar o do próprio camping.

Para quem está procurando uma churrasqueira que não ocupe muito espaço, olha que interessante essas dobráveis:

churrasqueira-dobravel-camping-compacta
Vi à venda no Mercado Livre e em algumas lojas online. Aqui tem um vídeo mostrando os detalhes dessa churrasqueira dobrável que vira maleta.
churrasqueira-dobravel-maleta-camping-dicas-ideias
Outra churrasqueira portátil – marca Western.

E aqui você pode ver um outro modelo de churrasqueira: de inox e desmontável.

Na época que procurávamos não vimos modelos como estes. Ficamos tentados a trocar de churrasqueira, pois estas ocupam bem menos espaço no carro.

– “Armários” suspensos –

A necessaire abaixo foi uma ótima aquisição, é muito prático ter alguns itens reunidos e sempre à mão. Compramos já faz um tempo na Etna, mas já vi no Aliexpress e em algumas lojas online. Também temos outros armários suspensos, mostro mais adiante.

necessaire-suspensa-bolsa-suspensa-camping

– Tapete com revestimento impermeável –

Esse tapete viaja conosco para praticamente todos os lugares, já foi até para o Japão! Ele tem um bom tamanho e possui tiras com velcro para poder enrolá-lo, além de alça para carregar. É interessante não somente para campings, mas para passeios com crianças em parques, para fazer picnic etc.

tapete-camping-quechua.jpg
Tapete para camping da marca Quechua. Compramos na Decathlon, mas já vi vendendo em supermercado também (de outra marca) e eram mais fininhos.
tapete manta camping.jpg
Nosso fiel tapetinho viajante. Foto: Cachoeira Monjolinho – Camping Mirante das Águas (Itirapina)

– Cesta para itens de banho –

Em alguns campings, no box dos chuveiros não há prateleiras para colocar os itens de banho, então eu sempre levo uma cesta plástica com tudo dentro. Escolhi uma furadinha, para não acumular água, mas pode-se fazer furos na base também. Marido adicionou ganchos de arame, então consigo pendurar na porta ou em barras para toalhas. É bacana porque posso modelar o arame e ajustá-lo conforme for preciso, além de ser prático, já que todos os itens ficam reunidos.

cesta shampoo sabonete itens banho dicas camping.jpg
Cestinha com ganchos de arame para pendurar em qualquer lugar. Na foto, outra dica: utilize o teto da varanda para secar tapetes e panos de chão, é super rápido rs.

Na foto acima vocês podem perceber que há uma “lombada” na lona antes da entrada. Nós colocamos garrafas plásticas embaixo para criar uma barreira. Pegamos uns dias de chuva de verão nesta acampada e algumas vezes, por mais que recolhêssemos a lona, um pouco de água e respingos de areia entravam na barraca. Então fizemos a barreira e ficamos tranquilos. Gambiarras de camping? Sempre se vê por aqui… rs.

– Como organizamos nossa barraca –

Abaixo, um exemplo de como arrumamos nossa casa ambulante. Vale ressaltar que não levamos o equipamento completo em todas as acampadas. Neste caso, ficamos mais de 10 dias na praia, então para a estadia ser mais organizada e confortável, levamos mais itens.

arrumacao organizacao barraca camping ideias dicas.jpg
Organização de nossa barraca. Talvez olhando assim não pareça tão organizada (rs), mas é a forma que encontramos praticidade.

Vamos ver mais de perto tudo que tem aí dentro:

organizacao barraca camping ideias dicas 2.jpg

organizacao-barraca-camping-ideias-dicas

organizacao-barraca-camping-ideias-dicas-3

organizacao-barraca-camping-ideias-dicas-4

organizacao-barraca-camping-ideias-dicas-5

E assim organizamos nossa barraca, nos sentimos em casa e conseguimos passar longos períodos numa boa. Para arrumar tudo isso no carro é uma verdadeira saga, todos os espaços são utilizados, é quase como um quebra-cabeça… rs.

Apesar de já não comprarmos nenhum item de camping há um bom tempo (acho que “já” é o suficiente, né… rs), estamos sempre de olho nas novidades. As coisas que mais chamam nossa atenção são os equipamentos compactos, que podem ser dobrados para ocupar menos espaço e claro, os itens criativos.

Para ver alguns dos lugares que já acampamos, clique aqui.

E se tiverem alguma dica de camping para compartilhar, escrevam na caixa de comentários! 🙂

Anúncios

2 comentários

  1. Olá amiga.
    Que demais!! Nossa, como assim não parece organizado? É muito organizado, nossa, e como admiro a organização de vcs.
    kkk ri amiga, da galinha, deve ter sido um susto! se fosse eu, imagina uma louca correndo e gritando rsrs
    Nossa esses equipamentos dobráveis, são demais, e imagino o malabarismo pra pôr tudo no carro, ainda bem que são só vcs dois, pq aqui, como são quatro, imagina, teríamos que comprar um ônibus kkk
    Já te disse, como admiro cada acampada, vcs são demais!!
    Bjo
    renovandoacasassempre.blogspot.com.br

    Curtir

  2. Olá, amiga!
    Que bom que gostou de nossa organização, tem um lugarzinho pra cada coisa, né?!
    Mas já vi barracas muuuito mais arrumadinhas que a nossa, viu?!
    kkkk a história da galinha foi engraçada, não sei quem se assustou mais, se eu ou ela, a bichinha saiu que nem um foguete por baixo da barraca rsrs.
    A gente pira nesses equipamentos para camping, tem coisas super bacanas!
    Nossa, ajeitar tudo isso no carro é tenso… se em acampadas mais curtas já fica lotado, imagina qdo vamos ficar mais tempo. E ainda na foto não saíram as coisas de praia… hehe.
    kkkk a gente brinca que mais para frente teremos que trocar o carro por uma van e assim vai… rs.
    Obrigada por acompanhar nossas doideras!! 😀
    Beijooo

    Curtir

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s