Cartagena – Nosso roteiro: 1º e 2º dia (Centro Histórico)

PRIMEIRO DIA

Deixamos nossas malas no hotel e fomos caminhar um pouco pelo bairro Getsemani. Depois seguimos em direção à cidade amuralhada. Já estava quase anoitecendo…

Em frente à entrada da cidade está “El Camellón de los Mártires”, também conhecida com Plaza de los Mártires. A praça foi construída em memória aos homens que lutaram pela independência de Cartagena e foram executados pelo espanhol Pablo Morillo.

No centro da praça, o monumento “Noli Me Tangere” (“Não me toques”), retrata uma mulher guerreira, levantando sua mão para a baía contra os inimigos de Cartagena.

plaza de la paz cartagena roteiro
Plaza de los Mártires.
noli me tangere plaza de los martires cartagena
“Noli me tangere”, em latim significa “Não me toques”. Na praça também há bustos dos homens que lutaram pela independência.
torre del reloj cartagena colombia relatos viagem roteiro
Torre del Reloj e suas arcadas.

A Torre do Relógio marca a entrada original do centro histórico. Era a única entrada dentre os 13 quilômetros de muralha que protegiam a cidade. Antigamente, havia uma ponte levadiça que servia de ingresso à cidade murada. Esta torre não existia, foi construída tempos depois.

Ao atravessar as arcadas da torre, você encontrará a Plaza de los Coches, local em que funcionava o infame mercado dos negros africanos que chegavam à cidade como escravos. Um triste marco: Cartagena foi um dos portos que mais os recebeu.

pedro de heredia cartagena
Pedro de Heredia, fundador de Cartagena. Estátua presente na Plaza de los Coches.

Ao redor da praça você encontrará o Portal de los Dulces, localizado sob as arcadas de um prédio, onde são vendidos muitos docinhos caseiros, como o arequipe (doce de leite), cocadas, suspiros entre outros.

portal de los dulces cartagena
Portal de los Dulces sob a arcada deste prédio amarelo.

Próximo a este portal existem várias casas de câmbio. Se puder, dê uma pesquisada antes de trocar dinheiro, pois a cotação pode variar entre uma casa a outra.

À esquerda da Plaza de los Coches, está a Plaza de la Aduana. Esta é a maior e mais antiga praça da cidade. Logo na entrada há uma estátua em homenagem a Cristóvão Colombo. Nos tempos coloniais, todos os edifícios governamentais e administrativos importantes se encontravam ali, incluindo o casarão onde Pedro de Heredia viveu.

Assim como a Plaza de los Coches, esta praça também foi cenário do comércio de negros africanos nos tempos coloniais.

plaza de la aduana cartagena
Plaza de la Aduana
cristovao colombo cartagena plaza de la aduana
Estátua em homenagem a Cristóvão Colombo.

Depois de uma breve caminhada sem rumo pelas ruelas da cidade amuralhada, já estávamos encantados com todas aquelas cores, balcões floridos, luminárias, batedores nas portas, entre outros lindos detalhes.

As ruas da cidade amuralhada são estreitinhas e planas. Algumas ainda mantêm o calçamento de pedra original. Também nos impressionou a limpeza do lugar.

As construções estão bem conservadas e muitas estavam sob reformas.

cartagena ciudad amurallada cidade murada colombia roteiro relatos viagem

cartagena noturna ciudad amurallada noite

cartagena cidade amuralhada arquitetura

plaza de bolivar cartagena iluminada

À noite, a cidade conhecida como “a joia do Caribe”, fica ainda mais charmosa e movimentada.

Cartagena é super fotogênica! A cada esquina, vários cliques!

Abaixo, a Catedral de Santa Catalina de Alejandría iluminada.

catedral santa catalina de alejandria cartagena  catedral santa catalina de alejandria cartagena roteiro

Depois de caminhar pelas ruas, a fome apertou e decidimos parar em algum lugar para jantar. Uma tarefa não muito simples devido à grande oferta. O leque de opções é fantástico. Nós ficamos bem indecisos! rs.

No final, escolhemos um restaurante italiano que nos chamou a atenção, o “Cevicheria Trattoria Donde Wippy” (no site tem o menu com os preços), localizado na Calle Santo Domingo #33-81.

O ambiente é pequeno, mas acolhedor. Provei um tagliatelle à carbonara delicioso! Todos gostaram de seus pratos, estavam bem saborosos mesmo!

restaurante italiano cartagena wippy roteiro viagem dicas
Jantar no “Cevicheria Trattoria Donde Wippy”. Meu prato custou 27.000 COP.

SEGUNDO DIA

Após o café da manhã saímos em direção ao centro histórico novamente. Uma boa dica é aproveitar bem as manhãs, pois o calor com o passar das horas vai ficando brabo mesmo! rs

E se você for bem cedinho, tipo às 7h, encontrará a cidade amuralhada super vazia, ótimo para fotografar com calma.

torre del reloj cartagena torre do relogio roteiro dicas de viagem relatos
Torre del Reloj. Difícil não fotografá-la sempre que passávamos por ela…

Caminhamos pelas ruelas estreitas e voltamos ao passado admirando a belíssima arquitetura colonial dessa cidade tão rica em história. Durante a luz do dia o colorido fica ainda mais vivo e intenso.

ruas cartagena ruelas cidade amuralhada
Caminhando pelas ruas estreitas de Cartagena.

Nas casas coloniais, os balcões são de madeira. Já nas casas construídas durante a República, entre 1800 e 1900, os balcões são de concreto.

Cartagena arquitetura relatos de viagem dicas roteiro

cartagena relatos de viagem roteiro cidade amuralhada

cartagena de indias colombia ciudad amurallada

casas coloridas cartagena ruas roteiro dicas

ruas cartagena centro historico cidade amuralhada

 

cartagena ciudad amurallada passeio gabriel garcia marquez
Passear pelas ruas estreitas de Cartagena é como folhear os livros de Gabriel García Márquez…
loja grife cartagena
Salvatore Ferragamo. A cidade amuralhada também abriga lojas de grife.

cartagena florida

 

Cada batedor de porta identificava a profissão dos moradores da casa: leão para militares, lagartos para nobreza, peixes para comerciantes etc. Fiz uma coleção de fotos! rs

 

batedor porta cartagena (4)

 

Em meio a tantas cores e detalhes fizemos uma parada estratégica no La Paletteria (preços e sabores no site) para aliviar um pouco o calor que já estava se mostrando presente. Está localizada na Calle de Ayos #03-86.

la paleteria cartagena cidade amuralhada

la paletteria cartagena dicas de viagem roteiro onde comer
Tantos sabores… difícil escolher, todos são muito atraentes! rs. São 100% artesanais e tem paletas de três tipos: com água, iogurte e creme.
la paletteria cartagena roteiro viagem dicas
Eu escolhi Paraíso Tropical (um mix de frutas) e marido foi de Mora (frutas vermelhas). Dá água na boca só de lembrar! 4.000 COP cada.

Depois das paletas refrescantes, continuamos o passeio. A esta altura já tinha bastante gente circulando, muitos turistas, vendedores de rua com seus diversos produtos, como chapéus, colares, artesanatos, bolsas, comidas e bebidas típicas, entre outros…

Pesquisando sobre a viagem, li muitos comentários negativos a respeito dos ambulantes. Que são muito chatos, que não te deixam em paz e etc. Nós tivemos uma outra experiência. É claro que eles se aproximam para tentar te vender o produto, mas todos vinham numa boa, nós só dizíamos “no, muchas gracias” e tudo ok! Se você demonstrar algum interesse certamente eles insistirão um pouco mais, mas de toda forma foram todos simpáticos e educados. Inclusive, puxamos papo com um deles que nos perguntou de onde éramos. Quando ele ouviu “Brasil”, logo emendou com um sorrisão: “Ah, Brasil! Olha, meus produtos são mais baratos que os da 25 de Março!”. Vê se pode, é muita lábia! hahaha…

Parece que nas praias a insistência é maior e a chateação que os turistas relatam também, já que você quer ficar lá numa boa, curtindo…

Nós vimos muitos brasileiros por lá, muitos mesmo!

wayuu bags colombia cartagena
Estas são as lindíssimas Wayuu Bags! São tecidas à mão pelas talentosas artesãs indígenas que vivem numa península da Colômbia, chamada La Guajira. Difícil escolher qual levar! 🙂
wayuu bags cartagena
As bolsas coloridas contrastando com o amarelão da parede é lindo de se ver!

Pelo que eu notei, estas bolsas estavam mais caras nas lojas. Eu comprei a minha fora da cidade amuralhada, no bairro de Bocagrande, de uma vendedora de rua. Vale lembrar que lá em Cartagena dá para negociar bastante os preços, tanto nas lojas, como com os ambulantes. Se eu não me engano paguei 65.000 COP numa Wayuu grande.

Na hora do almoço paramos na Plaza Santo Domingo para comer.

plaza santo domingo cartagena colombia roteiro dicas viagem
Plaza Santo Domingo. Na hora do almoço e jantar os restaurantes e bares presentes ao redor colocam várias mesinhas na praça.
plaza santo domingo cartagena la gorda gertrudis botero
É nesta praça que está localizada a escultura “La Gorda Gertrudis”, de Botero.
convento santo domingo iglesia cartagena colombia roteiro
E lá também está localizado o Convento de Santo Domingo. É a igreja mais antiga de Cartagena. Entramos um dia para conhecer quando estava aberta  para missa.

Nós almoçamos no restaurante Paco’s que fica numa esquina, próximo à escultura. Resolvemos comer dentro do restaurante que, apesar de não ter ar condicionado, estava bem mais fresco que lá fora.

Por se tratar de uma cidade costeira, os peixes e frutos do mar são muito consumidos e recheiam o cardápio de diversos restaurantes.

Eu adoro experimentar pratos típicos, então pedi um peixe frito (pargo, se eu não me engano) que veio com o arroz com coco, de sabor adocicado, muito comum em Cartagena. Pedi também a famosa limonada de coco. Percebe-se que o coco é bem consumido por lá.

restaurante cartagena prato tipico roteiro dicas arroz com coco peixe
Um prato típico cartagenero.

O prato em si não estava ruim, mas achei o peixe um pouquinho seco e o arroz com coco meio gorduroso. O suco achei muito doce (acho que tinha leite condensado). Tô parecendo a chata que não gosta de nada, né?! rs. Mas depois provei os mesmos itens em outro restaurante e gostei!

Em contrapartida, meus pais pediram um arroz tailandês e adoraram!

arroz tailandes restaurante cartagena
Arroz tailandês.

Depois do almoço fomos conhecer o Palácio da Inquisição, localizado na Calle de La Inquisición, em frente à Plaza de Bolívar.

MUSEO HISTÓRICO DE CARTAGENA / PALÁCIO DE LA INQUISICIÓN

Entrada: 18.000 COP (clique no site para preços atualizados) e há possibilidade de fazer visita guiada (pago à parte), se desejar.

Horários: Segundas à sábados das 9h às 18h. Domingos e feriados das 10h às 16h

palacio de la inquisicion palacio da inquisicao cartagena colombia roteiro dicas viagem
Palácio da Inquisição.
palacio de la inquisicion palacio da inquisicao cartagena colombia roteiro dicas viagem passeios
Fachada do Palácio da Inquisição.

Nem tudo são flores, outro fato obscuro no passado desta linda cidade. Cartagena foi sede do Tribunal do Santo Ofício, o qual condenava e torturava pessoas por heresia, bruxaria, bigamia etc.,  na época da inquisição.

O museu é pequeno. Na parte térrea, há algumas salas que contam um pouco deste terrível episódio da história humana (existem alguns instrumentos de tortura utilizados neste período, o que pode causar um certo mal-estar) e no andar superior encontram-se painéis, quadros e objetos da época da colonização.

palacio da inquisicao museu cartagena colombia relatos viagens roteiro
Detalhes do interior do Palácio da Inquisição, localizado numa construção do período colonial.

palacio da inquisicao cartagena detalhes roteiro

palacio da inquisicao cartagena roteiro dicas

palacio da inquisicao cartagena roteiro relatos de viagem

palacio da inquisicao guilhotina cartagena roteiro

palacio da inquisicao forca cartagena roteiro

palacio inquisiçao cartagena colombia roteiro detalhes dicas
Corredor do segundo piso.
plaza de bolivar cartagena de indias
Plaza de Bolívar vista do segundo andar.
plaza de bolivar cartagena roteiro (2)
Vista do segundo andar.
Palacio da inquisiçao cartagena detalhes viagem roteiro
Rapazes jogando xadrez na calçada.
Janela da denuncia palacio da inquisicao cartagena roteiro
Na lateral externa do Palácio, encontra-se a Janela da Denúncia, onde eram depositadas as denúncias (escritas anonimamente), Estas acusavam alguns cidadãos de crimes cometidos contra a Igreja Católica, os quais seriam posteriormente julgados.

Bem próximo ao Palácio da Inquisição, do outro lado da Plaza de Bolívar, há o Museu do Ouro Zenú, mas deixamos este passeio para outro dia, pois já era quase final de tarde e queríamos contemplar o famoso entardecer nas águas do Caribe.

Havia lido que um dos melhores lugares para curtir este espetáculo é o bar Café del Mar, localizado na muralha, então seguimos para lá.

No caminho passamos em frente ao também famoso Hotel Charleston Santa Teresa, luxuoso hotel 5 estrelas. À noite o jardim fica todo iluminado, um charme só!

hotel charleston santa teresa cartagena
Hotel Charleston Santa Teresa.

 

Fomos caminhando pela muralha e parando para os inevitáveis cliques. É muito gostoso passear por lá, a vista é muito bonita, além de ser bem sossegado. Pessoas aproveitam a tranquilidade para se exercitar.

muralha cartagena ciudad amurallada
Correndo nas muralhas.
cartagena de indias blog de viagem relatos roteiro
Meus pais curtindo a cidade! 🙂
vista para bocagrande cartagena roteiro viagem
Vista para o moderno bairro Bocagrande, conhecido como a Miami Beach colombiana.
cafe del mar cartagena dicas viagem
Café del Mar ao fundo.

 

CAFÉ DEL MAR

Nós chegamos e o bar ainda estava fechado, o horário de funcionamento é das 17h às 3h. Se quiser um bom lugar para sentar, chegue próximo à abertura, pois o local começa a encher rapidamente. Ficamos somente até o sol se pôr, mas o agito continua até a madrugada, muitas vezes com música ao vivo.

cafe del mar cartagena

cafe del mar cartagena colombia relatos viagens
Algumas mesinhas já estavam reservadas. A partir das 17h30 quase não se vê mais lugares vazios.

Não somos grandes apreciadores de cerveja, mas queríamos experimentar a Aguila, cerveja mais popular na Colômbia, e a Club Colombia, que dizem ser mais refinada. Minha irmã pediu um Daiquiri de morango.

cervejas colombianas aguila club colombia cartagena

daiquiri cafe del mar cartagena drinks por do sol

O Café del Mar é um lugar bem gostoso para ficar sentado conversando, bebendo algo enquanto aguarda o pôr do sol, porém as bebidas são bem salgadinhas ($$$). Só fomos um dia lá, para conhecer mesmo.

Se não quiser gastar, nada impede que você assista o sol se pondo ali ao lado na muralha… na verdade, de qualquer lugar da muralha é lindo! O Café del Mar é famoso devido ao seu local estratégico: o espetáculo ocorre bem em frente.

Esse momento me fez lembrar Fernando de Noronha, onde todos na ilha também param para apreciar o entardecer.

Por do sol cartagena colombia relatos viagem

por do sol cartagena roteiro viagem dicas

Depois que o sol se foi, voltamos ao hotel para tomar um banho e descansar um pouco. Mais tarde voltamos ao centro histórico para jantar. A noite em Cartagena é mais fresca, mas não foi preciso usar nenhum casaquinho que levei.

O local escolhido da noite foi o Hard Rock Cafe, localizado ao lado da Plaza de la Aduana (entrando na cidade amuralhada, siga à esquerda, fica bem próximo).

hard rock cafe cartagena roteiro dicas viagem
Hard Rock Cafe, localizado próximo à Torre del Reloj.

hard rock cafe cartagena roteiro viagem detalhes

Os hambúrgueres são o carro chefe da casa, todos pediram e gostaram, mas eu não estava com tanta fome (um milagre!), então pedi um peito de frango grelhado com purê de batata, cogumelos e vegetais. Mas é claro que filei o burger do marido também… rs.

Gostamos do ambiente e atendimento. Os preços não são lá atrativos, mas valeu para conhecer.

hard rock cafe cartagena onde comer roteiro viagem
Meu prato: Herb grilled chicken breast.

E assim terminamos mais um dia…

torre del reloj torre do relogio noite cartagena relatos viagem roteiro
Torre del Reloj, linda em todos os momentos do dia.

Continua…

Anúncios

2 comentários

  1. Que legal amiga, e vc separar assim por dia, muito legal, dá pra imaginar toda a aventura.
    Cidade linda e colorida…alegre!
    Kkkk até lá falaram da rua 25 de março? Kkkk
    Que aventura hein
    Bjo

    Curtir

    • Pois é, achei melhor separar por dia, pois são muitas informações! rs
      A cidade é linda demais, apaixonante, mesmo!
      kkkkk vc viu?! Até lá a 25 é famosa… rsrs
      Foi uma aventura e tanto! 😀
      Beijos

      Curtir

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s