Camping em Joanópolis

Viagem realizada em janeiro/2014

Joanópolis está localizada entre as belas montanhas da Serra da Mantiqueira a pouco mais de 100 km de São Paulo, na divisa com Minas Gerais, próximo à cidade de Extrema.

Repleta de belezas naturais, é lá que se encontra a Cachoeira dos Pretos com 154 m de queda d’água! Sua história é relacionada a uma família de origem portuguesa, Preto de Oliveira, que deu origem ao nome do bairro e da cachoeira.

Nós ficamos acampados no Camping do Zé Roque. Foi somente um final de semana, mas aproveitamos bem.

O camping é muito bonito e bem cuidado, possui casinhas com fogão à lenha para uso comunitário e churrasqueiras dispostas no gramado (tem que levar grelha). Os banheiros estavam sempre limpos e há chuveiros elétricos e aquecidos à lenha. Vendem gelo e carvão e há pontos de energia de 110v (parte baixa do camping, próximo ao rio) e 220v (parte alta), porém, são distantes, então é necessário levar extensões longas.

camping ze roque joanopolis relatos
Entrada do camping

Algo que nós adoramos foi o fato de poder acampar à beira do rio que corta o camping. Foi uma delícia dormir com o barulhinho d’água.

relatos camping ze roque joanopolis
Rio Cachoeira, oriundo da Cachoeira dos Pretos. A água é limpa e tem coloração escura.

relatos viagem camping ze roque joanopolis

 

camping joanopolis ze roque
Essa foi a segunda acampada com a barraca Quechua T6.2. A antiga era uma Super Esquilo 4 da Trilhas e Rumos. Adoramos poder ficar em pé dentro da barraca! rs
camping beira do rio camping ze roque joanopolis
Bom demais acordar com uma vista dessa, não?!

Nós fomos no verão e estava bem quente durante o dia (à noite esfriou), mas em outras épocas a temperatura média é de 19,2º C e em julho cerca de 8,6º C.

Entramos algumas vezes no rio, a água estava geladíssima! rs

joanopolis camping ze roque

camping ze roque joanopolis relatos viagem

Depois de relaxar no camping, que tal subir ao topo da Cachoeira dos Pretos? Pode-se fazer o trajeto caminhando ou de jipe.

cachoeira dos pretos joanopolis dica de passeio
Cachoeira dos Pretos vista de baixo.

Normalmente, o pessoal vai de jipe, pois a subida é bem cansativa (íngreme, um pouco escorregadia por causa das pedrinhas e quase sem sombra). Nós fomos caminhando mesmo, chegamos quase nos arrastando… rs.

O visual é lindo, mas é necessário ter cuidado, principalmente com crianças. Abaixo está o início da queda principal da Cachoeira dos Pretos:

topo cachoeira dos pretos joanopolis

cachoeira dos pretos joanopolis 2

Um pouco mais acima há outra queda d’água. O lado bom de subir à pé é poder ficar o tempo que quiser por lá.

joanopolis cachoeira dos pretos relatos viagem

Ao lado do camping,  existe um parque com muito verde, diversas quedas d’água e corredeiras. Fomos bem cedo, logo depois que acordamos e não havia ninguém por lá ainda.

relatos passeio parque joanopolis

parque joanopolis cachoeira dos pretos

parque joanopolis cachoeira

Os passeios de jipe que sobem até a Cachoeira dos Pretos são reservados neste parque. Também é possível fazer boia cross (no rio que passa dentro do camping), passeios à cavalo, pedalinho, tirolesaarvorismo. O local conta com área de estacionamento (pago), venda de artesanato, lanchonetes e restaurante. O parque costuma receber muitas visitas aos finais de semana e feriados.

Como chegar

Saindo de São Paulo
Siga para Atibaia pela rodovia Fernão Dias e pegue a rodovia D. Pedro I por alguns quilômetros e siga por uma estradinha de mão única para Piracaia e depois para Joanópolis. Ou siga a Fernão Dias até Bragança Paulista e de lá pegue outra estrada para Joanópolis.

No centro de Joanópolis, um quarteirão antes da igreja, vire à direita para acessar a estrada “Entre Serras e Águas” e siga por 18km até o camping. Observe as placas que indicam a Cachoeira dos Pretos.

Para chegar ao camping atravesse a área de estacionamento do parque, descendo à esquerda.

Telefone do Camping Zé Roque: (11) 4539-3416 e 4539-9236 falar com Cristina.

Anúncios

5 comentários

  1. Olá amiga, nossa vendo vcs, dá até vontade de acampar rsrs, cada lugar lindo que vcs encontram, com certeza. ..demais acordar com o barulhinho do rio e esse visual, e a cachoeira, nossa…vcs são aventureiros mesmo! Ir à pé, mas tenho certeza que assim, se curti muito mais o lugar.
    Ah e a barraca hein, arrasaram, nossa ficar em pé nela, que grande! Parabéns é linda e com certeza, muito mais confortável!
    Bjo
    renovandoacasasempre.blogspot.com.br

    Curtir

    • Oi amiga!!
      Ahh nós adoramos esse contato com a natureza! Nós curtimos mto esse camping, espero poder voltar qqer dia!
      Qto à barraca, obrigada amiga, esta é mto mais confortável mesmo, principalmente pro marido que é alto. Já ficamos acampados 10 dias com ela e nos sentimos em casa… rsrs.
      Beijooo

      Curtir

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s